sábado, 8 de dezembro de 2012

O presente de Natal - conto de Marli T. Andrucho Boldori





O PRESENTE DE NATAL
Conto de Marli Terezinha Andrucho Boldori.





A menina apressou o passo para conseguir acompanhar a mãe. Estava com sua mãozinha suada, mas não soltava a da mãe. Ana tinha cinco anos, ela olhou para cima e pareceu-lhe que sua mãe ficara maior do que era.
A mãe, no entanto, estava absorta em seus pensamentos e esqueceu que estava quase arrastando a menina , já sem fôlego para continuar. Percebeu
a fadiga dela depois de vários tropeços da pequena. Sentiu-se mal pela atitude agressiva com sua filhinha.
Para compensar sua consciência, levou-a para fazer um lanche. Colocou-a
sentadinha em um banquinho e ficou olhando o apetite com que devorava o lanche.
Resolveu então dar um tempo e foram sentar-se no banco da praça, em frente à Igreja Matriz. Percebeu as luzes de Natal, os arranjos, o presépio no meio da praça. Lembrou que já era quase Natal. Ficou pensando e sentindo nostalgia.
Ana estava observando sua mãe há algum tempo, com tão pouca idade, mas já sabia que algo estava errado. Ficou imóvel, pois tinha medo de quebrar o silêncio.
A mãe deixou rolar as lágrimas, as quais tentou esconder.
-Mamãe, você está chorando?
-Não, filha.
-Está sim. Passa o dedinho e consegue segurar uma lágrima...
-Olhe mamãe, você está chorando sim.
A mãe abraçou a menina num ímpeto de fuga. Escondendo seu rosto no corpinho da filha. Ficaram por um longo tempo abraçadas. A mãe deu um longo suspiro e olhou para longe, como se estivesse à procura de algo que ficou no seu passado de menina.
-O que aconteceu, mamãe?
-Você está triste?
-Fale comigo!
A mãe olhou a pequena e disse:
-Filha, é a saudade de um tempo que não volta mais.
 - Conte, mamãe, conte sobre a saudade.
Sabe filha , quando eu tinha a sua idade, meu pai, seu avô, trabalhava muito, mas o dinheiro não sobrava.
Sua avó trabalhava rente para nada nos faltar e não faltava.
O clima de Natal me traz muitas recordações. Papai e mamãe me traziam aqui, na época do Natal, havia o Presépio Vivo.
-O que é Presépio Vivo, mamãe?
-É encenado com pessoas como nós, até o menino Jesus era um bebezinho e chorava muito. Tudo nos fazia sentir paz.
Perto da nossa casa, havia muitas crianças e todas recebiam algum presente do Papai Noel. Na esquina, morava uma família, muito pobre, o pai estava sem trabalhar
devido a uma doença, a mãe lavava roupa para fora, mas tinha que fazer o trabalho em sua própria casa, para poder cuidar do marido.
E, ainda, havia o filho de cinco aninhos, ele era um menino Especial.
-Por que Especial, mãe ? Era diferente?
-Sim , filha,
-Por que, mãe?
-Ele nasceu com uma doença e nunca andou, nem falou...Era triste vê-lo crescendo sem poder ficar sobre as pernas. Ele ficava sempre no chão, sobre um monte de cobertas e panos para não se machucar. Percebia-se que ele sofria..., pois estava sempre com o olhar vazio, parecia querer gritar a sua dor.
Todos no bairro o conheciam como o Pedro ou o menino aleijado.
A mãe continuou a falar como se estivesse desabafando algo que a torturava. Sabe, Ana, todo Natal me traz lembranças do Pedrinho.
-Por que, mãe? Conte mais, conte!
A mãe continuou, a família e vizinhos trabalharam muito para conseguir uma cadeira de rodas para ele, mas a cada ano o resultado era negativo. A mãe dele, disse que a cada Natal, a família tinha esperanças de que alguém doasse o tão desejado presente, uma cadeira de rodas.
Havia muita gente engajada para conseguir sucesso, mas sempre havia outra prioridade.
Hoje, com a proximidade do Natal, veio-me a lembrança daquele Natal em que eu esperava ganhar uma bicicleta. Foi o meu pedido ao Papai Noel, mais tarde, resolvi escrever outra cartinha pedindo que Papai Noel trocasse a minha bicicleta por uma cadeira de rodas para o Pedro.
A noite de Natal se aproximava, os preparativos eram muitos, minha mãe e avó faziam bolachas pintadas com açúcar colorido, muitos doces e salgados, porém tudo era feito em casa, num grande forno que ficava do lado de fora, da cozinha.
A alegria contagiava a todos, meus primos, todos com a mesma idade, não conseguiam segurar a ansiedade para receber o Papai Noel. Eu estava aflita para que ele lembrasse da cadeira de rodas.
Chegou a noite tão esperada. O Papai Noel entrou pela porta da sala, trazendo um ajudante, pois havia muita coisa a carregar. Olhei para todos os lados e não vi nada parecido com cadeira de rodas.
A minha bicicleta veio, era linda,como eu imaginava. Corri os olhos e perguntei ao Papai Noel:-
-Você não recebeu o pedido que fiz para o Pedrinho?
-Ah! Sim, recebi. E com a ajuda de muitas pessoas, conseguimos.
-Ah! Papai Noel, conte como foi a entrega, como Pedrinho ficou?
Todos em coro gritaram:-
-Conte! Conte! Papai Noel.
O velhinho, curvou-se mais, olhou para mim, com os olhos cheios de lágrimas e soluçando me abraçou e disse:-
-Ele acabou de ir para junto de Jesus, e lá ele não vai precisar de cadeira de rodas...

Um comentário:

  1. Uma história bonita e comovente. Gostei.
    Um Natal Feliz e um 2013 com tudo o que o coração desejar.
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir